São alarmantes os números de acidentes que acontecem todos dias em locais de trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, 153 pessoas sofrem acidentes no ambiente de trabalho ao redor do mundo. Para diminuir os números alarmantes de acidentes laborais, é preciso que as empresas garantem no quadro da sua estrutura orgânica, a existência do departamento de HSE.
A sigla HSE vem do inglês “Health, Safety and Environment”, que traduzido para o português significa Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Em algumas empresas é utilizada a sigla em português – SSMA para o mesmo conceito.
Os profissionais vocacionados com esta área, têm na empresa, a missão de lidar com várias frentes na gestão de questões relacionadas à saúde e segurança ocupacional e práticas ambientais, garantindo o controle e a manutenção de registros, o atendimento aos indicadores e às normas e legislações vigentes, entre outras demandas da área. Fiscalizar os trabalhos de modo a se evitar danos à integridade física e psicológica do trabalhador, deve ser um exercício diário.